Cartão de Crédito - Uso Consciente


No dias de hoje o cartão de crédito quando utilizado de maneira consciente é um grande aliado para o consumidor, pois facilita a compra e ajuda na organização das finanças.

Contudo a maioria dos consumidores  se confundem na hora de utilizar esta ferramenta fazendo com que o cartão de crédito venha a tornar se um dos principais inimigos do planejamento financeiro.

Por isso na hora de adquirir um cartão de crédito o consumidor deve tomar alguns cuidados essenciais como por exemplo,   fazer uma leitura minuciosa do contrato de adesão ao cartão de crédito, verificar datas de vencimento das faturas e principalmente ficar atento se há estipulado no contrato a taxa de juros em caso de inadimplemento e se  essas taxas estão dentro do permitido em lei.

Isto porque muitas operadoras de cartão de crédito se beneficiam da hipossuficiência  dos consumidores e muitas vezes deixam de estipular no contrato  de forma clara as taxas de juros  e encargos  ou ainda calculam estas taxa e juros de forma proibida por lei.

Já existem muitos julgados neste sentido, onde os tribunais  tem entendido que contratos desta espécie que tenham cláusulas abusivas ( com taxas de juros e encargos além do permitido em lei) devem ser declaradas nulas e, estes contratos devem ser revisados, aplicando -se as taxas permitadas em lei.

Portanto caros consumidores,  utilizem o cartão de crédito em seu beneficio e, se mesmo assim você tiver alguma dúvida quanto as cláusulas estipuladas no contrato, ou ainda se veja prejudicado pelas  cobranças  abusivas ou até indevidas procure orientação no Procon de sua cidade ou advogado.

Maria Fernanda

Comentários

  1. Oi prima, parabéns pelo blog, muito sucesso.
    Fico muito feliz em ver o seu empenho, esta no caminho certo.
    Até já tenho um servicinho pra vc....rs
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Contrato de namoro

Família Multiespécie